Introdução

CENTRO CULTURAL DA CALOURA


Situa-se na Canada do Castelo, no Lugar da Caloura, Ilha de S. Miguel. Está implantado em terrenos compartimentados por muros de pedra solta, outrora protectores de vinhedos. A estrutura edificada integra-se no ambiente de labirinto criado por esses muros.

Nasceu para mostrar uma colecção particular de Arte, a fim de as obras que a compõem poderem desempenhar, publicamente, a vocação comunicadora própria de toda a obra de arte.

Com uma área coberta de 220 m2 e espaços verdes envolventes é vocacionado para uma utilização polivalente, podendo dar lugar a exposições diversas, palestras, colóquios, “performances”, “workshops” etc.

A exposição permanente sofre alterações consoante a oportunidade de expor diferentes obras da colecção ou, ocasionalmente, obras de outras proveniências. Dispõe de material de consulta sobre os autores das obras expostas, e outros, assim como de informação cultural e artística em diferentes suportes.

No âmbito da fotografia, apresenta, entre outras, um conjunto de diagramas obtidos no início do séc. XX.

Possue uma secção de venda de livros e discos, um posto de acesso à internet e serviço de casa de chá.

Este Centro contribui para descentralizar funções culturais, normalmente sedeadas em zonas urbanas, para o que mereceu apoio da Câmara Municipal de Lagoa e da Associação para Desenvolvimento e Promoção Rural.